Home > Construimos juntos

OS PROJETOS REALIZADOS

A escola "Crianças Felizes" da Comunidade Roça Grande de Altamira
No municìpio de Alto Alegre hoje temos mais de 500 crianças para adoção à distância. Nesta comunidade centenas de famílias de camponeses pobres ,vivem em cabanas construídas com barro e palha. O cultivo de arroz e legumes,que è a base das suas alimentaçoes junto com a pesca envolve muito trabalho de preparação do solo pouco fértil. As crianças,desde pequenas são levadas para os pedaços de terras cultivadas no interior da floresta para ajudar as famílias.Poucos são aqueles que vão à escola e aprendem a ler e escrever, os mais fortunados frequentam uma escola praticamente em ruínas. Os conselheiros de Altamira, consciente de que o resgate de seus filhos possam passar só através da educação,Nos pediram ajuda para construir uma estrutura mais adequada. Graças às contribuições resultantes da venda do livro "O almoço feliz" escrito pela voluntária Chiara Visentin,responsàvel da casa A.Mi.B. Triveneto ONLUS, hoje existe uma forte e sólida escola, frequentada cerca 400 crianças e adultos que desejam aprender a ler e escrever.Temos construído tambèm uma cozinha,assim os alunos, além de nutrir suas mentes e fomentar a possibilidade de um futuro digno, podem consumir em companhia um almoço diário saudável e adequada.




A Igreja da comunidade Roça Grande de Altamira
A grande comunidade de Roça Grande de Altamira pediram a nossa colaboração para construir uma igreja,porque aquela que tinham era pequena demais e em um estágio avançado de decomposição. O projeto revelou-se particularmente difícil e caro devido à dificuldade de se chegar a este local. Nós acreditavamos muito e graças ao apoio de alguns benfeitores, hoje Altamira é particularmente orgulhosa da sua nova igreja que acolhe e conforta muitos fiéis.




O ambulatòrio da Comunidade Roça Grande de Altamira
Graças aos amigos italianos do Sabor da Terra, que doaram os lucros da Festa Brasileira 2003, Altamira tem hoje um ambulatòrio eficiente e equipado. Aqui chegam atè mesmo de territórios longe, camponeses e índios de diversas comunidades totalmente desprovidos de equipamentos de saúde incapazes de resolver as situações de emergência e planos de atividades. Nestas zonas,a mortalidade infantil é muito elevada, tanto pela falta de primeiros socorros, apoio e cuidados de saúde durante a gravidez, tanto para a desnutrição que caracterizam os primeiros anos de vida. As mais comuns doenças e mortes podem ser facilmente curadas com a intervenção médica adequada. Conscientes desta realidade alarmante, a prefeitura de Alto Alegre nos deu plena cooperação, incluindo a disponibilização de um médico e um agente oficial para o bom funcionamento do'ambulatòrio. A estrutura foi projetada para oferecer mais acolhimento possível: uma grande varanda com bancos de madeira que serve como uma sala de espera, um quarto com duas camas hospeda os pacientes mais graves, uma outra sala é utilizada para armazenamento de distribuições de medicamentos e visitas com medicação e tratamento de emergência. Para os pacientes mais necessitados,nòs pensamos em uma sala privada, onde o médico pode visita-lo separadamente. O banho e o poço com caixa’dágua, o que garante o abastecimento de água em abundância, complementam o que não é um hospital equipado, mas um único ponto de referência para o melhoramento da saúde de muitas pessoas.

OS PROJETOS DE ALTAMIRA
Escola, igreja e ambulatòrio: Graças aos esforços e contribuições de muitas pessoas,a qualidade de vida está melhorando.

Assista ao vídeo>>


A fazenda de Altamira
No municìpio de Alto Alegre, na cidade de Altamira,a 380 km de São Luís com 8-horas de comboios(trem) pendulares,tem a comunidade rural Roça Grande, onde temos cerca de 500 crianças adotadas à distancia. Graças a uma doação adquirimos no inicio de 2008 um terreno localizada na mata virgem, e temos dado em usufruto para algumas famílias de agricultores locais que cultivam banana, arroz, legumes e alimentos necessários para manter a si e as comunidades vizinhas. Em troca nos doam uma parte da colheita para a alegria e delìcia das crianças colocadas em nossa Casa Família. A.Mi.B. acredita muito neste projeto, pois o desenvolvimento da agricultura e pecuária permite de aumentar a independência econômica das comunidades e das Casas Família que apoiamos. O objetivo é garantir um estoque suficiente de frutas, legumes, carne e ovos, que são fundamentais para uma alimentação equilibrada, sem ter que depender de doações, não sempre segura.