Home > Maranhão

O estado do Maranhão e da sua pequena população



O estado do Maranhão está localizado no nordeste do Brasil e está defronte ao oceano Atlântico. Sua capital é São Luis. Para descrever brevemente,pode-se dizer que é um lugar abençoado pela natureza, com uma extraordinária variedade de ecossistemas: praias, florestas, lagos e rios. Apartir do ano 60, as políticas estaduais adotadas com o objetivo de modernizar este predominantemente estado agrícola, têm facilitado a centralização das terras em benefício das grandes empresas nacionais e internacionais. Milhares de famílias foram expulsas de suas terras, milhares de trabalhadores foram explorados ou foram vítimas de violência. Um circuito de miséria e opressão levou o Maranhão a ter hoje, um dos mais altos índices de exclusão social e um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano.



Quem assumi as consequências são as crianças, sobretudo nos bairros urbanos e rurais.Cada dia aumenta o número de famílias que são incapazes de dar um atendimento digno para as crianças, tanto nutricionalmente, que em saúde, económica, pedagógica e social, porque não têm um posto de trabalho ou em virtude de terem atingido uma renda mínima através de empregos ocasional e, muitas vezes irregular , ou porque eles atingem apenas um quarto do salário mínimo. Por esta razão, muitas crianças são forçadas a trabalhar nas ruas, mendigar, roubar ou prostituir-se. As ruas muitas vezes acabam tornando-se a sua pròpria casa, trazendo com eles doenças, desconforto, a toxicodependência, a solidão, exploração e tanta violência, física e psicológica. E com tudo isso ainda as crianças são especiais, espontâneas e simples. Em um minuto te circundam,te olham com os olhos cheios de curiosidades e basta um nada para que exploda um sorriso estampado no rosto… liberando a vontade de fazer festa.


Viajem em Maranhão
Vem com a gente nas comunidades indígenas da floresta nas favelas de São Luís, comunidades camponesas nas zonas rurais e nas cidades em torno das nossas casas Família. Onde há muito o que fazer.

Assista ao vídeo>>